20 de janeiro de 2019

Cursos Online e Presenciais: vantagens e desvantagens

Atualmente, concurseiro, estudante de qualquer área (técnica, intermediária ou superior) que nunca experimentou a comodidade de um curso online ou mesmo a leitura de apostilas ou de cursos, via e-books, está perdendo e muito, frente aos que já se utilizam desse meio para aprender! 

O primeiro é que tudo está na internet, basta procurar; muitos cursos estão disponíveis a preços super em conta; acessível a qualquer bolso (inclusive parcelado), e até de graça! 

É isso aí, DE GRAÇA, pensa que não?!  

Há muito curso bom, livre, que existe e está para qualquer um acessar!  


Curso online
Eu mesma já fiz vários - pagos e de graça (neste caso não é acesso via fraude, com cópias NÃO autorizadas pelos autores); mas sim, cursos oferecidos por sites abertos e profissionais, que exigem apenas cadastro; alguns, no final, "dão" até certificado (quando cobram não é caro, mas ainda encontramos os que oferecem 'Diploma' gratuito). 

No final das contas vale muito a pena obtê-lo para comprovar que fez o curso e sair na frente em uma entrevista de trabalho, por exemplo!

Ao encerrarmos este texto daremos dicas de Cursos grátis e pagos que já fizemos e podemos indicar, sem medo de errar!

Mas, antes disso, fiquem atentos ao que vem logo à seguir!


VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS ON-LINE FRENTE AOS PRESENCIAIS



Vantagens online:

  1. Estudar sem sair de casa a hora que quiser e poder parar e seguir quando apetecer (e por quantas vezes precisar), até aprender ou 'decorar' - a maioria dos cursos dá acesso por certo tempo, mas as aulas podem ser vistas e 'revistas' diversas vezes;
  2. O valor de um curso online é QUASE sempre mais barato que  um 'igual' (em horas), ao presencial!  Aqui tratamos do custo benefício;
  3. Quem estuda online, sem sair de casa ou do trabalho, economiza na gasolina, na maquiagem, no perfume, no sapato e não tem o estresse de transitar para ir e voltar; (só se for assistir a aula no próprio horário de trabalho, na empresa; daí os gastos com o relatado acima serão necessários - afinal, ninguém quer sair por aí 'mulambenta' - ou seja, desalinhada, apagada e mal cheirosa)!
  4. Às vezes, as escolas disponibilizam chat ao vivo com os professores ou orientadores; quando não é possível, existe o envio de WhatsApp ou email com perguntas que serão respondidas posteriormente - é o tal 'tira-dúvidas'!
  5. Pode estudar com chuva, sol, madrugadas que nada te impedirá; a não ser que acabe a luz e a internet também não colabore.  Mas se for por apostila e/ou e-book a aula já estará baixada e você, com celular ou tablet, poderá continuar. Algumas escolas deixam até baixar áudios;
  6. Ainda tem a vantagem de poder ouvir a aula enquanto faz outra coisa; muita gente consegue se concentrar em mais de uma atividade ao mesmo tempo - eu, por exemplo, sou MUITO mais ativa fazendo algo (limpeza ou comida) e ouvindo aula. Frente ao computador há outras dispersões; mudança de página e 'olhadelas' nas redes sociais (às vezes a gente não aguenta e faz isso); limpar e cozinhar é automático. Ouve, concentra no que ouve e, manualmente, faz outras coisas. Pelo menos para mim SEMPRE funcionou; é quando mais aprendo!
  7. Ah, e maioria dos sites com vídeos online tem acelerador (quem usa youtube já deve estar acostumado com isso). Foi comprovado que com acelerador de vídeo (e áudio) a mente da pessoa capta mais, pois se esforça mais para acompanhar o que está sendo dito. Eu uso 1,5 ou 2 vezes, acelerado.

Desvantagens do online frente ao presencial

  1. No presencial o Professor está ali, ao vivo e pode responder as suas perguntas (durante ou após as aulas); no entanto, se você sair para ir ao banheiro, ou tomar água, perdeu o que foi dito durante, e ele não repetirá. No online você para e volta quantas vezes quiser; é como se estivesse 'obrigando' o professor a repetir;
  2. O presencial é vantajoso para pessoas que têm filhos pequenos e pouco espaço em casa para reservar um local fechado e isolado (para estudar); crianças geralmente fazem barulho e requerem a presença (e atenção) dos pais quando sabem que estão próximos. Na escola, quase sempre tem local silencioso ou biblioteca para seguir estudando depois das aulas (ou antes);
  3. Lamentavelmente, o presencial é uma vez só - assistiu, entendeu ou não, acabou-se; no online tem as vantagens que já foram mencionadas acima. Assista ou ouça quantas vezes quiser; anote e pare - é tudo ao seu tempo, não ao tempo do professor presencial;
  4. No presencial não há acelerador de áudio e vídeo e você tem que aguentar certas explicações que já estão em seu cérebro há tempo ou são coisas inúteis (como piadas ou "lerdeza" mesmo - pois, verdade seja dita: tem professor que é lento)...para isso os aceleradores (online) ajudam um montão! 
  5. Por outro lado, Presencialmente, tem professor que é rápido demais para alguns cérebros e quando são assim não gostam de repetir; no online você não teria esse problema - volta e faz ele 'repetir' mil vezes para você poder anotar, aprender ou 'decorar'!  

Obs: - sobre este iten 5: certa vez fazia "TELEpresencial" e uma profª. de Direito Administrativo (maravilhosa por sinal), que era como "metralhadora" - foi aí que passei a gostar de aulas rápidas. E, no telepresencial (que está sendo extinto) também não dava para pedir para repetir - só via email, e aos colaboradores que estavam no Estado da Federação onde transmitiam a aula e isso demorava - às vezes a professora teria que repetir coisas no final porque havia reclamações dos alunos no Brasil todo (por ela ser rápida - hoje isso é técnica de estudo - acelerar vídeos faz seu cérebro trabalhar com mais atenção no conteúdo...AMO)!



Enfim, creio que isto basta para compreenderem a minha preferência pelos online (PREÇO, custo-benefício, ver e ouvir quando e onde quiser; acelerar, diminuir, parar, voltar e até fazer trabalhos domésticos enquanto ouve ou se locomove trabalho casa). 



Amo os cursos online, para mim é a invenção do século em termos de ensinamento e aprendizado!



Dicas de Cursos online (grátis e pagos), e por apostilas e e-Books - só os que já fiz e comprovo qualidade.




A EDITORA SOLUÇÃO - para ENEM e Apostilas para todo tipo de Concurso. Esta é uma das mais tradicionais Editoras do país (apostilas Digitais em PDF - 'imprimíveis' e  já impressas) 

A minha experiência com eles foi a aquisição de uma apostila física para um Concurso de 2016; achei excelente, infelizmente o concurso coincidiu com outro que tinha mais preferência e fiquei com ela só para estudos posteriores



Acredito que, tanto as físicas como as em PDF, tenham a mesma qualidade, a diferença fica só no "papel".


O custo benefício das APOSTILAS que vendem é imenso, ao se comparar com o de outras editoras - afinal, já são mais de 30 anos no mercado.

Para não ficar um texto muito longo vou indicar vários sites grátis de uma vez só, via artigo de 2018, escrito por mim em outro Blog AQUI.

E, por último, mas não menos importante, um que descobri há dois meses e estou estudando com ele GRATUITAMENTE; quase todos os cursos são grátis - menos o Certificado; e o melhor de tudo é que são de horas qualificáveis para trabalho - são cursos livres de excelência (só leitura). Encontrará material de 8 a 300 horas de estudo.

Gostaram do texto e das indicações? 

Então, não esqueçam de curtir e compartilhar - aprender é muito importante; nos dá consciência de mundo e ajuda na tomada de decisões; sem falar que qualifica para Trabalho ou Concurso público. Quer coisa melhor que estudar?

Boa sorte a todos!
Por Elane Ferreira de souza (Advogada, articulista de seus blogs e JusBrasil e administradora da pg. Diário de Conteúdo Jurídico no Facebook e Instagran).

Imagens/créditos: 1ª pixabay sem edição; as demais recorte dos sites por Elane (DCJ).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta ou comentário. É um prazer respondê-lo!